HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
eCycle
Como dormir rápido com 13 dicas
Saúde em dia
Confira os alimentos que são essenciais nos...
Notícias ao Minuto
Brasileiro consome mais açúcar do que deveria
 
 
Not?cia - A quantidade certa de refeições por dia A quantidade certa de refeições por dia

Você sabe qual a quantidade certa de refeições que uma pessoa deve fazer por dia? A nutricionista Cintya Bassi explica mais sobre o assunto!

Para que o organismo funcione corretamente, qual é a quantidade certa de refeições que devem ser realizadas durante o dia?

“É importante alimentar-se a cada três horas e manter um fracionamento adequado das refeições para reduzir a fome e evitar uma supercompensação nas refeições seguintes.


O ideal é que elas sejam entre cinco e seis ao dia, dependendo da rotina e dos hábitos individuais”, aconselha a nutricionista Cintya Bassi.

O fator metabólico

Além do possível exagero entre uma refeição e outra por conta da fome (quando se fica muito tempo sem comer nada), outro fator importante que deve ser levado em consideração é o metabolismo. Quando o indivíduo passa muitas horas sem ingerir algum alimento, ocorre uma diminuição no seu ritmo, além de o organismo se preparar para o tempo de jejum que irá enfrentar.

Para isso, ele acaba armazenando uma maior quantidade de gordura, ou seja, uma fonte reserva de energia para manter o funcionamento em ordem. Isso acaba fazendo com que ela se acumule e, consequentemente, a pessoa começa a engordar.

Durante o dia

De nada adianta manter uma alimentação balanceada durante o almoço e jantar e exagerar na quantidade de calorias dos lanchinhos rápidos.

Para que a tentação de comer um salgado ou demais comidas gordurosas não resulte em um acúmulo de gorduras, é preciso praticidade: procure andar sempre com lanches leves, práticos e rápidos, tais como castanhas, barrinhas de cereais sem açúcar, pacotinhos de biscoitos integrais ou frutas secas. Assim, quando a fome bater, será possível mandá-la embora sem culpa!

Quantidade de refeições noturnas

Muita gente acredita que comer à noite faz mal ou engorda. Mas, na verdade, não se deve pular essa refeição. De fato, com o anoitecer, o metabolismo fica mais lento, contribuindo para um possível e indesejável acúmulo de gorduras em maior quantidade.

Nesse caso, o que se deve fazer é optar pelos alimentos ricos em carboidratos complexos: eles são digeridos pelo organismo com mais dificuldade, fazendo com que se transformem em glicose e entrem na corrente sanguínea lentamente. “É importante comer de forma equilibrada em todas as refeições, porém nossa demanda calórica é maior durante o dia do que à noite, além disso, ao anoitecer, nosso metabolismo desacelera, necessitando de menos calorias, por isso, à noite, precisamos de uma oferta menor de alimentos e calorias”, informa Cintya.

Uma questão de equilíbrio

Não é preciso fazer um prato com tudo o que se tem direito no almoço e ingerir apenas algumas folhas de alface no jantar: para tudo deve haver um equilíbrio. Desde que as refeições sejam preparadas com ingredientes saudáveis (evitando carnes gordurosas e acompanhamentos fritos, por exemplo), é possível matar a fome sem exagerar.


Fonte: Alto Astral
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet