HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Sport Life
Uso do celular pode atrapalhar...
Showbizz
Dicas para uma alimentação com menos açúcar
Melhor com Saúde
4 cuidados para evitar a alergia a ácaros
 
 
Not?cia - Veja mitos, verdades e curiosidades sobre o leite! Veja mitos, verdades e curiosidades sobre o leite!

Não existe dúvida de que o leite é um dos alimentos mais completos em termos de nutrientes. Seu consumo é indicado em todas as fases da vida e previne doenças. Pouca gente se dá conta, mas a bebida láctea também é fonte de hidratação e regeneração dos músculos, sabia? Há vários outros motivos para consumir o produto. Esqueça dos mitos e conheça as verdades sobre as propriedades do leite.

Essencial para todas as fases da vida
O leite faz bem à saúde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras recomenda três porções diárias de leite ou derivados como iogurte, queijo ou bebidas à base de leite.

Alimento completo
A bebida láctea é considerada um alimento completo. É fonte de diferentes nutrientes essenciais: proteínas, minerais (fósforo e zinco) e cálcio, sendo este o maior responsável pela saúde óssea.

Recomendações diárias
Três canecas de leite seriam suficientes para equivaler a 75% das recomendações nutricionais diárias de cálcio, de acordo com especialistas.

Faz bem aos dentes
Verdade. O leite fornece cálcio, o principal mineral envolvido na formação e manutenção de dentes saudáveis.

Bom para dormir
Não é lenda, essa dica já foi comprovada cientificamente. O cálcio estimula o relaxamento e o aminoácido triptofano aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, importante para o sono.

Grávidas podem tomar leite?
O alimento é essencial para as mamães. Por ser excelente fonte de cálcio e proteínas de alto valor biológico, a bebida é altamente benéfica para o feto em formação.

Recomendada para atividades físicas
Pouca gente sabe, mas o leite é ainda uma bebida hidratante. Consumir a bebida após exercícios é benéfico também para a regeneração de músculos e hidratação.

Colesterol
Tomar leite contribui para prevenção da obesidade, doenças no coração, diabetes, síndrome metabólica e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Bom para emagrecer
O consumo de leite contribui para a perda de peso. Pesquisa da Universidade da Califórnia, nos EUA, mostrou que pessoas com diferentes faixas etárias que tomam a bebida são mais magras e tem menos tendência para a obesidade. Claro que se tomar o alimento junto com bombas calóricas, pobres em nutrientes, não favorece para esse resultado, né?

Controle da pressão arterial
O consumo de leite e produtos lácteos pode ajudar até a reduzir a pressão, segundo indicam pesquisas. O cálcio, potássio e o magnésio, minerais presentes no alimento, são aliados contra a hipertensão.

Contra a osteoporose
O cálcio é responsável pela mineralização óssea em todas as fases da vida. Por isso esse alimento é tão importante para a prevenção do enfraquecimento dos ossos, que se agrava no decorrer da idade.

Achocolatados fazem mal?
Esse tipo de leite dificulta a absorção dos nutrientes, mas não são todos. Alguns produtos vêm com substâncias nutritivas reforçadas. Mas estudos já mostraram que o consumo de leite com alimentos ricos em oxalato, um componente presente no chocolate do tipo comum, pode inibir absorção do cálcio. A dica é ler o rótulo!

Prevenção do câncer
Quer mais um motivo para tomar leite?Diversos estudos já apontaram que o leite e seus nutrientes como o cálcio, a vitamina D, a lactoferrina (uma proteína) e as proteínas de soro de leite têm efeitos positivos sobre a redução de câncer, principalmente o de cólon.

Alimento mais consumido no mundo
Cerca de 479 milhões de toneladas do leite (queijos, iogurtes, coalhadas e outros derivados) são consumidos no mundo a cada ano, de acordo com o último relatório da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Leite pasteurizado ou em caixinha perde nutrientes?
Os diferentes tipos de tratamento térmico não reduzem o valor nutricional do leite no que se refere aos seus principais nutrientes. Não há perda significativa das vitaminas, exceto da vitamina C (ultrapasteurização), da ordem de 10% a 20%.

Precisa ferver o leite?
O leite pasteurizado e o leite longa vida (UHT) não precisam ser fervidos. Esses produtos já passaram por processos para eliminar microorganismos prejudiciais à saúde.

Alergia
A lactose pode causar alergias em algumas pessoas. Inclusive, o leite está no topo do grupo de alimentos que causam alergia.

Malefícios
O consumo do leite pode agravar os sintomas da artrite, da artrose, da bronquite e da rinite, revelou estudo da Universidade de Campinas (UNICAMP), no Brasil.

Aumenta a imunidade
Este alimento é poderoso para lhe deixar forte e na prevenção de doenças. O leite também possui capacidade antioxidante.

Piora a gastrite
É verdade. O leite pode agravar dores no estômago, oriundas da gastrite. No início, o leite diminui a acidez gástrica, mas depois a eleva.

Intolerância à lactose
Refere-se à dificuldade de digerir o açúcar existente no leite e é provocada por uma deficiência do organismo na produção da enzima lactase responsável por sua digestão. Para essas pessoas que sofrem com esse mal-estar no mercado há leites e derivados com lactose reduzida ou mesmo com 0% de lactose, permitindo o consumo de produtos lácteos. É possível também fazer substituições.

Opções para substituição do leite
O alimento até pode ficar de fora da dieta, porém deve haver outras formas de obter cálcio. Para isso, é necessário consumir uma grande quantidade de vegetais. Não é fã da bebida láctea? É possível consumir outros tipos do alimento como na versão leite de soja ou comendo amêndoas.


Fonte: Stars Insider
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet