HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Minha Vida
Cuidados com a pele devem continuar no outono
MSN Notícias
Cuidado com o aumento de apetite durante o isolamento
Alto Astral
10 dúvidas sobre o uso da máscara
 
 
Not?cia - Atividade física ajuda a fazer faxina nas células Atividade física ajuda a fazer faxina nas células

Um estudo, feito pelo Centro Médico do Sudoeste na Universidade do Texas, Estados Unidos, e publicado pela revista Nature, mostrou que os benefícios proporcionados pelas atividades físicas vão muito além do que você imagina.

Se não bastasse a queima calórica e aquela sensação de bem-estar (liberada pela endorfina), os exercícios também são capazes de acelerar a limpeza de resíduos e reciclar componentes aproveitáveis das células do corpo.

Já é do conhecimento dos cientistas que as células acumulam resíduos do dia a dia, que formam uma espécie de lixo criado a partir da quebra das proteínas, pedaços de membrana celular, vírus, bactérias mortas e outros componentes celulares descartados pelo organismo.

Como funciona a autofagia

Geralmente, as próprias células jogam fora os restos e reciclam esses materiais para gerar energia. A partir do processo de autofagia, as células criam membranas capazes de envolver o lixo e o levam até uma região chamada de lisossomo. Lá os resíduos descartáveis são quebrados e queimados para servir como fonte de energia.

Os perigos do sedentarismo

Se todo esse processo não funcionar direito, as células podem “engasgar” e morrer. Recentemente, estudiosos começaram a suspeitar que as falhas no processo de autofagia contribuam para o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, distrofia muscular, câncer e mal de Alzheimer, além da aceleração no envelhecimento, com a chegada da meia-idade. Para os cientistas, o processo se desenvolveu em resposta do estresse causado pela “fome”.

No decorrer da pesquisa, as células se juntaram para consumir partes delas que não serviam mais para manter as partes mais importantes vivas. De acordo com os pesquisadores, a taxa de autofagia aumenta quando as células “passam fome” ou são expostas a situações de estresse.

Exercício e autofagia

A atividade física é interpretada como estresse físico, mas, até pouco tempo, os cientistas haviam questionado se o exercício poderia impactar a autofagia das células e, caso isso fosse possível, se isso resultaria em certa diferença para nossa saúde. De acordo com o estudo, a autofagia afeta o metabolismo e traz diversos benefícios para o corpo, assim como as atividades físicas. O trabalho leva a crer que os exercícios e a limpeza celular estão fortemente ligados, mas, ainda assim é difícil definir por quais caminhos eles andam unidos.


Fonte: Ativo
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet