HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Boa Forma
Exercite-se uma hora por dia e viva mais
HuffPost Brasil
O que a cor da gema diz sobre o valor nutricional do ovo?
Fortíssima
Vantagens do alho negro para sua dieta
 
 
Not?cia - Você sabe o que são alimentos hiperpalatáveis? Você sabe o que são alimentos hiperpalatáveis?

Todos sabemos dos perigos por trás dos alimentos ultraprocessados. Câncer, diabetes, hipertensão e AVC são apenas algumas das doenças ligadas a uma dieta com exagero desse tipo de comida.

Mesmo assim, basta que vejamos uma propaganda e logo bate a vontade de devorar um pedaço de pizza, comer um hambúrguer ou se refrescar com um bom sorvete. Estes são alguns exemplos de alimentos considerados hiperpalatáveis, que são comidas cujo sabor é extremamente viciante, e vem de uma mistura perigosa de gorduras, sal e açúcar, comum, principalmente, nos restaurantes fast-food.

De acordo com um artigo publicado no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), e assinado pela endocrinologista Andressa Heimbecher, essa receita é irresistível para o nosso cérebro, pois ativa um sistema de recompensa, estimulando a produção de dopamina - o hormônio do prazer. Por isso, é tão difícil parar no primeiro pedaço desses alimentos.

E isso é o que desencadeia um ciclo vicioso prejudicial à saúde. Com o tempo, o cérebro pode ficar acostumado com a comida, "pedindo" cada vez mais quantidade dessas comidas para que seja ativado o sistema de recompensa. É este processo que, em muitos casos, leva à compulsão alimentar.

E os alimentos hiperpalatáveis estão mais presentes na nossa vida do que você imagina. Uma pesquisa feita pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, analisou os ingredientes usados para produzir mais de sete mil comidas diferentes vendidas nos mercados. A pesquisa descobriu que 62% destes alimentos eram hiperpalatáveis.

Apesar de ser difícil de evitar, é possível reduzir o consumo destes alimentos usando algumas dicas simples, de acordo com o texto online da SBD. Comece reduzindo os alimentos de alto índice glicêmico, como farinhas brancas. Isso reduz o execesso de insulina no organismo e torna menor a vontade de voltar a consumí-los.

Outra boa dica dada pela entidade, é acrescentar mais fibras à dieta, pois elas aumentam a sensação de saciedade. Mas se você estiver enfrentando problemas com estes alimentos e acredita que eles estão causando em você algum tipo de compulsão ou prejudicando sua saúde, o melhor a se fazer é procurar um médico ou nutricionista.


Fonte: Revista Encontro
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet