HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
MSN Notícias
Maçã: protege o coração, previne diabetes e...
Ativo
5 verdades para quem quer começar a correr
Ativo
6 alimentos que ajudam no combate a celulite
 
 
Not?cia - Sono fragmentado aumenta crises de enxaqueca Sono fragmentado aumenta crises de enxaqueca

A fragmentação do sono — quando alguém dorme de maneira superficial, acordando mais durante à noite — eleva o risco de uma crise de enxaqueca.

É o que mostra um estudo feito pelo Brigham and Womens Hospital e pelo Beth Israel Deaconess Medical Center, ambos vinculados à Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

O trabalho, publicado recentemente na revista científica Neurology, envolveu 98 adultos com enxaqueca episódica, que relatavam mais que dois e menos que 15 dias com dor ao mês. Os voluntários precisavam registrar detalhes do sono, hábitos relacionados ao estilo de vida e suas crises em um diário eletrônico por seis semanas.

Em paralelo, eles dormiam com um monitor de pulso atado ao braço. Esse dispositivo detecta quando estamos repousando profundamente e quando acordamos.

No decorrer da pesquisa, 870 episódios de enxaqueca foram reportados pelo grupo. Acontece que os participantes com o sono mais fragmentado estavam mais sujeitos às crises. Curiosamente, os incômodos não surgiam no dia seguinte, e sim no próximo depois dele.

E veja só: as poucas horas de sono ou o relato de um descanso de má qualidade não foram associados aos episódios de dor.

O que tirar dessa pesquisa para evitar a enxaqueca

Já se sabe que um descanso ruim está entre os principais gatilhos para as crises dessa doença. Contudo, falta entender melhor quais os fatores do sono que mais influem no surgimento ou na prevenção das dores. E é aí que a nova pesquisa pode ajudar.

“A literatura científica não é muito clara sobre que tipo de intervenções no sono reduzem o risco de uma crise”, comentou à imprensa Suzanne Bertisch, médica e pesquisadora por trás do trabalho.

Por exemplo: a apneia obstrutiva do sono faz seus portadores terem um repouso picotado. Muitas vezes eles não chegam a acordar propriamente, porém sofrem com microdespertares que tornam o descanso superficial. Daria para inferir, portanto, que tratá-la contribuiria indiretamente para a diminuição dos episódios de enxaqueca.

Limitações

A investigação incluiu pessoas com poucas perturbações durante o sono e episódios mais espaçados de dor. Ou seja, não há como extrapolar esses achados para indivíduos com o descanso bem prejudicado, como os insones. Ou imaginar que dormir melhor vai ajudar nos casos mais graves de enxaqueca.


Fonte: Saúde é Vital
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet