HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Fortíssima
Dormir tarde colabora para má alimentação
Mundo Verde
Festa Junina: saiba como aproveitar sem culpa
Minha Vida
Como a alimentação influencia os sintomas da dengue
 
 
Not?cia - Alimentos com gordura boa? Entenda Alimentos com gordura boa? Entenda

Assim como um grande vilão dos filmes, a gordura é vista como um alimento completamente maléfico e que costuma assombrar a saúde das pessoas. Mas afinal, ela merece a fama que tem?

De fato, o consumo desse nutriente em excesso pode trazer problemas para o organismo, mas isso não é diferente de qualquer outro alimento quando ingerido mais que o recomendado. Então por que essa má fama? Existem alimentos com gordura boa?

Desconstruindo alguns mitos, a nutricionista Ellen Darc, da Bio Mundo, explica os benefícios e as melhores formas de se incluir a boa gordura em uma dieta balanceada. “O que poucos sabem é que os lipídios devem compor de 20 a 30% da nossa alimentação diária. O que vai impactar na qualidade dessa gordura, na realidade, é a origem dela”, explica.

De antemão, é necessário entender que nem toda gordura é igual e elas se dividem em três grandes grupos: saturadas, trans e insaturadas.

A gordura saturada, presente em carnes gordas e manteiga, deve ser consumida moderadamente, visto que seu excesso aumenta o colesterol ruim (LDL), bem como as chances de doenças cardiovasculares. Já a gordura trans é majoritariamente artificial, presente em alimentos industrializados como bolachas, sorvete e salgadinhos, e deve ser evitada.

Por fim, a insaturada é necessária para o bom funcionamento do corpo. Proveniente de castanhas, sementes, alguns tipos de peixe, vegetais, ela é popularmente conhecida como “gordura do bem”, capazes de reduzir os níveis de triglicérides e a possibilidade de infarto.

“Além disso, auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K. Ao comer esses alimentos com gordura boa, mais energia é armazenada, protegendo os órgãos internos, liberarando ácidos graxos, sais biliares e produzindo hormônios” enfatiza a nutricionista.

Alimentos com gordura boa, indicados pela nutricionista:

Café da manhã
Apesar de parecer improvável, é possível incluir as “gorduras do bem” logo no café da manhã através de alimentos como: abacate, iogurtes e linhaça. Extremamente saudáveis e saborosos, podem ser combinados entre si e com outras comidas, possibilitando a criação de diversas receitas.

Almoço e jantar
Salmão, sardinha, trutas, azeite de oliva e carnes vermelhas magras podem compor o menu de refeições maiores. “Uma outra dica é procurar não acrescentar outras gorduras no preparo desses alimentos. Assados e grelhados são sempre uma boa pedida”, aconselha a nutricionista. Incremente sua salada com sementes de girassol e tempere com azeite de oliva extra virgem, vinagre de maçã e gotas de limão.

Alimentos com gordura boa: Deu fome de tarde?
E até como “snack” as gorduras insaturadas são as queridinhas dos nutricionistas. Capazes de controlar a saciedade, são indicados para os intervalos entre as refeições alimentos como mix de castanhas: castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, semente de girassol, de linhaça e até chia. “Quando introduzida de maneira correta, as boas gorduras auxiliam até no processo de emagrecimento”, conclui a especialista.


Fonte: Womens Health
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet