HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Go Outside
7 benefícios poderosos da alface roxa
Tudo Gostoso
Benefícios da pimenta para a saúde
Sport Life
Dia de Combate ao Colesterol: a importância...
 
 
Not?cia - Kefir: conheça esse iogurte muito saudável Kefir: conheça esse iogurte muito saudável

O Kefir de leite (versão mais popular) é uma bebida fermentada, com sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte.

Mas ele é mais saudável que o iogurte comum, uma vez que contém uma grande população de leveduras e bactérias benéficas. É um super probiótico com inúmeras ações benéficas no organismo, especialmente na nossa imunidade.

Os grãos do Kefir são constituídos por uma associação de bactérias e leveduras benéficas. Os micro-organismos variam de acordo com as técnicas usadas para sua manipulação, o tempo de utilização, a região de origem e o substrato utilizado para a produção do Kefir.

Esses grãos são compostos de partículas brancas gelatinosas, que contêm uma mistura de bactérias e leveduras aglutinada sobre uma matriz de proteínas e açúcares complexos.

Propriedades do Kefir

O Kefir contém sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, molibdênio, manganês e zinco), vitaminas (A, complexo B, C, D, E, K2) e aminoácidos essenciais (metionina, cisteína, triptofano, fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina, treonina, lisina e valina).

Benefícios do Kefir

A ingestão regular diária de Kefir poderá trazer vários benefícios à saúde, ajudando nos processos metabólicos e combatendo alguns problemas de saúde. Veja, a seguir, os principais benefícios do Kefir:

Melhora a flora intestinal: ele provoca o equilíbrio da microbiota intestinal e com isso combate a constipação e suas consequências, como sangramentos e hemorroidas. Também ajuda a diminuir a formação de gases, aqueles monstros que acompanham dor, distensão abdominal e flatulência excessiva.

Suas leveduras, bactérias amigas e lactobacilos ajudam a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino. É também um aliado no combate à diarreia, constipação intestinal, e inflamações.

Fortalece o sistema imunológico: é rico em probióticos, que são micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios por facilitar a absorção de nutrientes. Assim, ele aumenta a produção de células de defesa e, como elas atacam bactérias que são nocivas à saúde, nos mantém longe de doenças.

Melhora a saúde dos ossos: por ser rico em cálcio, um mineral essencial à formação e manutenção dos ossos, e previne, assim, doenças degenerativas como a osteoporose.

Depressão e Memória: como é rico em vitaminas do complexo B, entre elas a vitamina B12, podemos certamente atribuir ao Kefir mais um superpoder: o desenvolvimento e manutenção de um sistema nervoso saudável, caso contrário pode-se ter problemas cognitivos, como a memória fraca e a temida depressão.

Bom para Beleza: Ao ingerir essa fonte rica de vitamina B, você melhora o aspecto da sua pele, diminui as rugas e fortalece seus cabelos e unhas. O Kefir também colabora com a eliminação de toxinas, impedindo que elas se acumulem e provoquem uma absorção ineficiente de nutrientes que podem acarretar, entre outros efeitos indesejáveis, na quebra de unhas, queda de cabelos e a indesejada acne.

Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.

Rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico.

Como Fazer o Kefir de Leite?

A forma de fazer vai depender da quantidade que você quer por dia. Para a quantidade de mais ou menos um copinho de iogurte, reserve uma colher de sopa dos grãos de Kefir para um copo de leite de 300 ml.

Coloque em um recipiente de vidro os grãos de Kefir e o leite integral (preferencialmente o integral!). O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. Mas se o clima estiver muito quente ou muito frio, a duração pode variar. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos. Então, agora os grãos são novamente adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo.

O Kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.

Se você preferir o iogurte mais consistente tipo iogurte grego, basta filtrar o soro do Kefir. Depois que o iogurte estiver pronto, coloque a quantidade em um filtro (pode ser de papel; aquele coador para fazer café, ou de pano) e um copo em baixo para escorrer o soro.

Diferença do Kefir de Água e do Kefir de Leite

No Kefir de leite, as bactérias se alimentam da lactose do leite, e no de água, as bactérias se alimentarão de açúcar.

O Kefir "vive" porque se alimenta de carboidrato. Então, o Kefir de leite acaba tendo um número maior de micro-organismos que o Kefir de água, já que o açúcar do leite é mais complexo que o açúcar puro que se coloca na água do Kefir.

Enquanto o Kefir de água tem em torno de 14 cepas diferentes, o de leite chega a ter 76. As cepas são bactérias benéficas ao funcionamento do intestino, presentes em probióticos.

Como consumir o Kefir?

O Kefir pode ser consumido in natura, mas existem ótimas opções de receitas, como queijos e manteigas. O Kefir de leite pode substituir o próprio leite em muitas comidinhas cotidianas, como o iogurte. Há também as opções de smoothies e vitaminas se você tem pressa e quer um sabor a mais. O Kefir também pode ser consumido com granola e frutas.

Varie o tipo, as formas de consumir e de armazenar. Observe o funcionamento do seu corpo e aproveite todos os benefícios que esse alimento promete fornecer.


Fonte: Beleza e Saúde
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet