HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Go Outside
Emagrecer com a corrida: 3 treinos para perder peso
PaiPee
Confira 15 verdades sobre o chá verde
VIX
Andar uma hora por dia trás inúmeros benefícios
 
 
Not?cia - 5 alimentos contra a depressão na terceira idade 5 alimentos contra a depressão na terceira idade

A alimentação na terceira idade exige muitos cuidados para uma vida mais saudável e independente. A nutrição é um ponto-chave que pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão em idosos e adultos.

Entretanto vale lembrar que ela em si não substitui o tratamento da doença, que ocorre, geralmente, com o uso de medicamentos e psicoterapias.

A geriatra Flavia Barros cita alguns alimentos que melhoram o humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma “forcinha” contra transtornos depressivos, principalmente em idosos. São eles:

1. Castanha-do-pará ou nozes

São ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Elas colaboram para a atenuação dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Para a alimentação na terceira idade, as quantidades diárias recomendadas são de duas a três unidades de castanha-do-pará, cinco de nozes ou dez a 12 unidades de amêndoas. Ambas as castanhas fornecem 200 microgramas de selênio de forma segura, importantes cofatores pra serotonina.

2. Frutas cítricas

Essa classe é rica em triptofano, aminoácido que ajuda na produção do neurotransmissor serotonina, responsável pela regulação do humor, do apetite, entre outras funções. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias. Todas são ricas em ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos.

Além disso, por serem rica em vitamina C, as frutas cítricas promovem o melhor funcionamento do sistema nervoso, garantindo a energia, ajudando a combater o estresse e prevenindo a fadiga.

3. Salmão, atum, bacalhau e sardinha

Ricos em ômega-3, esses são exemplos de pescados que melhoram os sintomas de depressão, auxiliam na redução do colesterol, mantendo os níveis da pressão arterial estáveis, e fortalecem o sistema imunológico de pessoas na terceira idade. Os nutricionistas recomendam entre uma e duas porções por dia, principalmente de peixes como atum e salmão.

O processo de digestão das proteínas desses peixes fornecem um aminoácido conhecido como tirosina, que está relacionado também com a produção de dopamina e adrenalina, substâncias que promovem o estado de alerta e sensação de bem estar.

4. Folhas verde-escuras

Estudos mostram que essas verduras apresentam alto teor de folato, importante vitamina do complexo B, B1, B6. O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções.

5. Aveia

Este cereal, considerado como o mais completo, é uma fonte rica em vitaminas B1, B6 e ácido fólico, substâncias que melhoram a digestão e equilibram os níveis de açúcar no sangue, para evitar recaídas dos sintomas de depressão, promovendo o equilíbrio da serotonina no corpo, juntamente com seus cofatores necessários.

São indicas duas a três colheres por dia junto com iogurte ou leite desnatado. Esses últimos são ricos em cálcio, também fonte de importante cofatores de serotonina, auxiliando em conjunto no combate a depressão.


Fonte: Sport Life
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet