HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Conquiste sua Vida
Crossfit ou academia: Qual a melhor opção?
Corpo a Corpo
4 dicas importantes para cuidar da pele no outono
Minha Vida
Frutose: saiba o que é e se faz mal para a saúde
 
 
Not?cia - 6 alimentos que ajudam na proteção solar 6 alimentos que ajudam na proteção solar

A exposição ao sol excessiva é algo bastante perigoso. Não é à toa que o câncer de pele está se tornando uma das doenças mais comuns hoje em dia. Inclusive, o tema ganhou um movimento de conscientização, chamado Dezembro Laranja, uma campanha que visa, principalmente, alertar sobre a importância da proteção solar.

Tal quadro pode ser mais regular, segundo José Jabur da Cunha, dermatologista especialista em câncer de pele da Alta Casa Clínica Médica, naqueles indivíduos com predisposição genética e pele, cabelos e olhos muito claros. Essas pessoas, complementa o médico, “acabam desenvolvendo mais pintas no decorrer da vida por tolerarem pouco a exposição solar. Com isso, têm mais risco de adquirir câncer de pele”.

Portanto, se você desconfia de alguma pinta em relação ao seu formato (bordas, simetria e diâmetro) ou coloração, não hesite em procurar um dermatologista.

Mas o profissional ressalta que esse, apesar de ser o mais agressivo, não é o tipo mais recorrente de câncer de pele. “O carcinoma basocelular é o câncer mais frequente no mundo. Para se ter uma ideia, estima-se que surgem aproximadamente 4,3 milhões de casos novos de carcinoma basocelular nos Estados Unidos, todos os anos”, explica José Jabur da Cunha.

Por outro lado, a absorção dos raios é fonte de vitamina D e também proporciona um belo bronzeado, principalmente no verão. Sem contar que as atividades ao ar livre são muito prazerosas. Por isso, é preciso recorrer a uma proteção solar, a fim de evitar qualquer influência para o desenvolvimento do câncer de pele.

Essa defesa pode ser obtida não apenas por meio do famoso protetor solar, mas também pela ingestão de alguns alimentos, que possuem o betacaroteno. Tal substância ajuda na proteção solar por ser um pigmento antioxidante, que também possibilita a obtenção indireta de vitamina A. A seguir, veja uma lista de alimentos sugerida pela nutricionista Livia Hasewaga como ótimas fontes naturais se proteger dos malefícios do sol.

6 alimentos que ajudam na proteção solar

1. Cenoura

É a campeã em quantidade de betacaroteno. Além dele, o legume ainda possui as vitaminas A, C, B2, B3 e sais minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio. A dica é consumi-la cozida com alguma carne, em forma de purê, sopas ou sucos.

2. Manga

A manga é rica em carboidratos, fibras e antioxidantes. Além disso, ela ainda é composta por diversas vitaminas e minerais. A dica é ingeri-la batida congelada, como se fosse um sorvete bem natural. É importante lembrar que só o consumo desses alimentos não é o suficiente para se proteger. Use sempre o protetor solar e consuma os alimentos como um “bônus” para aumentar a defesa.

3. Batata doce

Nutritiva e versátil, ela é uma das estrelas do mundo da dieta fitness. Mas ela está aqui pois também é uma excelente fonte de betacaroteno. A dica é prepará-la assada com um pouco de alecrim.

4. Mamão

Conhecido por ajudar no bom funcionamento do intestino, o mamão também é um grande aliado na proteção da pele contra os raios solares. Aproveite seus benefícios e consuma a fruta in natura com aveia.

5. Espinafre

Essa verdura é tão poderosa que não tem como descrever todas as suas propriedades, são inúmeras! Para tentar resumir, ele é composto por ferro, fósforo e cálcio, além da vitamina A e do complexo B. Você pode consumir a verdura refogada com azeite, pois a gordura ajuda a intensificar a disponibilidade dos nutrientes.

6. Abóbora

Famosa por suas baixas calorias, a abóbora também é uma ótima aliada na proteção da pele, sendo ainda fonte de proteínas, minerais e vitaminas. A sugestão é prepará-la em uma sopa com gengibre ou refogada mesmo.


Fonte: Sport Life
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet