HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Go Outside
Os prós e os contras de uma dieta sem glúten
Sport Life
Pasta de amendoim engorda ou emagrece?
Showbizz
Dicas para uma alimentação com menos açúcar
 
 
Not?cia - 7 temperos naturais para substituir o sal 7 temperos naturais para substituir o sal

Segundo diretrizes da Organização Mundial da Saúde, o consumo de sal é tão nocivo quanto o tabagismo, especialmente quando se trata de doenças cardíacas. Além disso, ingerir, diariamente, comidas muito salgadas pode causar outros problemas graves de saúde como a hipertensão, comumente chamada de pressão alta, uma das principais causadoras do acidente vascular cerebral (AVC).

E não é exagero: segundo levantamento realizado em 2016 pelo Ministério da Saúde, a condição atinge 1 em cada 4 brasileiros. A presença assídua do saleiro em todas as refeições também aumenta a possibilidade de câncer no estômago e osteoporose. Mas existem temperos naturais que podem te ajudar a mudar esse hábito.

Embora seja um hábito cultural salgar demais a comida, o que não significa, nem de longe, que isso seja sinônimo de sabor, uma das formas de diminuir a quantidade de sal usada para temperar carnes e outros alimentos é substituindo por outros temperos naturais e especiarias, capazes de realçar o sabor e fazer bem à saúde. Por isso, listamos abaixo algumas dicas de temperos saudáveis e seus usos mais recorrentes para que você se inspire na hora de colocar a mão na massa. Vamos lá?

Sete temperos que substituem o sal

Alho

De sabor marcante, a planta, como é caracterizada cientificamente, possui uma importante ação anti-inflamatória, capaz de controlar a pressão e infecções causadas por bactérias. Além disso, é fundamental no equilíbrio do colesterol. Seu uso na cozinha pode ser bem diverso, tanto cru, quanto em pó, e é ideal para temperar carnes, arroz, feijão, molhos, legumes etc.

Alecrim

De sabor suave, essa plantinha tem um forte poder antibiótico, ou seja, contra a ação de microrganismos, além de ser capaz de auxiliar no processo de digestão e retardar o envelhecimento por ser antioxidante. Há estudos que também apontam para a sua ação na prevenção do câncer. Vai bem com legumes, carnes dos mais variados tipos — vermelha, branca ou de porco. Legumes assados também ficam deliciosos com seu uso, principalmente as batatas, seja doce, asterix ou comum.

Canela

Essa especiaria possui uma forte ação termogênica e é capaz de aumentar o metabolismo e ajudar aqueles que estão a fim de perder alguns quilinhos. Outro benefício do alimento é que ele pode ajudar no controle da glicemia e no tratamento de náuseas e outros problemas que envolvam o trato digestivo. Pode ser usada tanto em doces, como o arroz-doce, canjica, bolos, compotas de frutas e tortas, como também para realçar o sabor da carne vermelha.

Cebolinha

De sabor marcante, essa folha pode ser usada para temperar quase tudo, desde omeletes, sanduíches, saladas, queijos, patês, até carnes e legumes. Possui importante papel no combate às bactérias que podem fazer mal ao corpo humano, além de controlar a pressão arterial.

Coentro

De sabor e aroma marcante, essas folhinhas podem ser usadas no preparo de peixes, frutos do mar, carnes de aves e de vaca, saladas dos mais variados tipos, molhos e legumes. Tem ação antioxidante para retardar o envelhecimento, ajuda no processo digestivo dos alimentos, além de ser capaz de conter infecções causadas por bactérias e fungos. O coentro também é uma fonte, e tanto, de vitamina C e de outros minerais importantes para a manutenção do sistema imunológico do corpo humano como o magnésio, cálcio e fósforo.

Limão

Uma das maiores fontes de vitamina C, a fruta também possui a capacidade de prevenir contra infecções, além de possuir em sua composição a vitamina A, capaz de proteger contra o aparecimento de problemas da visão, sem contar os altos níveis de vitaminas do complexo B, cálcio e ferro. Outro benefício do limão é sua ação positiva no processo de digestão dos alimentos. Pode ser usado em todo tipo de receita, de sucos a saladas, em todos os tipos de carnes e legumes também.

Pimentas

Com uma infinidade de tipos e usos, as queridinhas da culinária brasileira e mundial podem ser usadas como tempero para realçar o sabor dos mais variados pratos. As pimentas verdes são ricas em vitamina C, fundamental para o desenvolvimento e regeneração dos tecidos e para a fortificação do sistema imunológico.

Todos os tipos de pimenta possuem a vitamina A em sua composição, fundamental para a saúde do organismo humano. Seu ardor se deve à presença da capsaicina, um forte antioxidante que diminui o colesterol ruim no corpo e pode ajudar no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Além de possuir uma ação anti-inflamatória poderosa e antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento, prevenir o surgimento de câncer, nivelar a pressão arterial e aumentar o metabolismo do corpo.

As vermelhas, como a dedo-de-moça, malagueta, cambuci, americana, de cheiro e murupi são aliadas na prevenção do diabetes, tumores cancerígenos e problemas cardíacos, além de aumentarem significativamente os níveis de bom colesterol no corpo.


Fonte: Fortíssima
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet